Notícias

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

Publicado em : 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais.

E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com baixo teor de colesterol e gordura e ricos em antioxidantes. Listamos os melhores aqui. Confira!

 

Laranja e frutas cítricas

A laranja e as outras frutas cítricas têm um alto teor de vitamina C, que auxiliana diluiçãodo sangue e fortalece as paredes dos capilares, evitando assim o acúmulo de placa que faza circulação ficar mais fraca. O ideal é consumir a fruta mesmo, ao invés de doces e derivados dela.

 

Chocolate amargo

O cacau contém flavonoides, substância que que melhora a circulação sanguínea.

O chocolate amargo é rico em cacau e, consequentemente, em flavonoides naturais, por isso consumir uma pequena porção de chocolate amargo por dia faz bem à sua circulação e ao seu coração.

 

Pimenta caiena

A pimenta caiena aumenta a taxa metabólica e fortalece as artérias e vasos sanguíneos. O seu desempenho é melhor quando consumida crua em saladas ou sucos, porém também pode ser usada cozida como tempero.

 

Semente de girassol

A sementes de girassol écheia de vitamina E, responsável por manter a formação dos coágulos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea. Além, da semente de girassol, a azeitonas e a semente de abóbora também contribuem para a boa circulação sanguínea.

 

Gengibre

O gengibre ajuda no aumentoda circulação sanguínea. E pode ser consumido de acordo com a sua preferência.


Alho

O alho purifica o sangue e ajuda a evitar o acúmulo de placa. Outros alimentos que auxiliam na circulação sanguínea que fazem parte do mesmo grupo do alho são os rabanetes e cebolas. O alho é um alimento versátil e muito presente na culinária brasileira, podendo ser usado em praticamente todas as receitas, desde o preparo do arroz, feijão, molhos, tempero de carnes, saladas e legumes. Então, aproveite e faça uso desse ingrediente para melhorar a sua circulação e a saúde do seu coração.

 

Ginkgobiloba

A ginkgobiloba é uma das espécies de árvores mais antigas do mundo.Ea dilata os vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo, inclusive no cérebro.

 

Gojiberry

A gojiberryé rica em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, e os níveis de colesterol, aumentar a circulação sanguínea, além de proteger o coração e o cérebro.

 

Melancia

A melanciaé rica em licopeno, um antioxidante natural que auxilia na circulação sanguínea. O licopeno é um pigmento natural que dá a cor avermelhada aos alimentos. Além da melancia, o tomate e damascos também possuem licopeno. Abuse desses alimentos.

 

Salmão e abacate

Ambos contêm ácidos graxos ômega 3 que são saudáveis para o coração e a circulação sanguínea.

 

Sementes

Sementes como as de chia, linhaça e cânhamo são repletas de ácidos graxos ômega 3, fibras e antioxidantes. Além de serem fontes anti-inflamatórias de proteínas, que auxiliam na reduçãodo colesterol e melhora a qualidade do sangue.

 

Aveia

A aveia é um dos melhores alimentos para reduzir o colesterol do organismo, além disso ela tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a alcalinidade do sangue. Outros grãos com efeitos parecidos são o arroz, milho, quinoa e amaranto. Faça um bom uso deles.

 

Oleaginosas

As oleaginosas, como as amêndoas e nozes possuem antioxidantes naturais que melhoram a circulação sanguínea e combatem a inflamação do sangue. Consuma as suas versões cruas sempre que possível, uma vez que cozidas elas se tornam mais ácidas, o que não é bom para o sangue.

 

Folhas verdes

As folhas verdes, de qualquer tipo, trazem excelentes benefícios para a sua saúde e circulação sanguínea. Eles são os alimentos mais alcalinizantes que existem, pois contêm alta concentração de clorofila, substância que tem a função de limpar o sangue e também o fígado, responsável por filtrar o sangue. Então, se joga na salada.

 

Açaí

O açaí é a fruta que mais contém antioxidantes, e é uma ótima fonte de ômega 3, que atua na saúde do coração reduzindo o colesterol ruim e, consequentemente, melhorando a circulação sanguínea.

 

Pepino

O pepino tem propriedades anti-inflamatórias, e elimina resíduos e toxinas do organismo, além de fornecer água, potássio, vitamina C e fibras que melhoram o fluxo sanguíneo.

 

Aspargo

O aspargostambém melhora a circulação sanguínea por eliminar toxinas e resíduos do corpo.

 

Pimentão vermelho

O pimentão vermelho é uma excelente fonte de fibras, antioxidantes e é um hidratante natural para o corpo, o que ajuda a melhorar o fluxo do sangue.

 

Para concluir, lembramos que alimentos de origem animal contribuem para a acidez do sangue, enquanto proteínas de origem vegetal neutralizam.

 

Agora que você já sabe quais são os alimentos bons para a circulação sanguínea, consuma-os bastante. Eles também vão te ajudar a melhorar a sua saúde de uma forma geral. E, não se esqueça de consumir muita água e praticar exercícios físicos, pois não há nada melhor para combater a má circulação e o sedentarismo.

 

E, o mais importante de tudo, faça o seu checkup de exames laboratoriais anualmente ou sempre que for solicitado pelo seu médico.

 


 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]