Notícias

A função dos exames urológicos

Publicado em : 03/09/2018

 

Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano.

Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes:

Urocultura

Tem a função de diagnosticar se há infecção urinária, detectando qual a bactéria envolvida e o número de colônias existentes.

 

Para coletar o exame de urocultura, é necessário realizar um preparo, que inclui:

  • Lavar a região íntima com água e sabão;
  • Afastar os lábios da vagina, na mulher, e retrair o prepúcio, no homem;
  • Rejeitar o primeiro jato de urina;
  • Coletar a urina restante para o recipiente próprio (que é fornecido pelo laboratório).
  • Para o resultado ser mais eficaz, orienta-se coletar a primeira urina da manhã.

 

A urina pode ficar até 2 horas em temperatura ambiente, no entanto, o recipiente deve ser logo entregue no laboratório para os resultados serem mais fiéis, e ele deve ser rapidamente fechado e levado para a análise do laboratório, para evitar contaminações. Não é necessário estar em jejum para fazer o exame.

 

O resultado do exame de urocultura pode ser:

  • Negativo ou normal quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes;
  • Positivo quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias. Neste caso, o resultado ainda pode apresentar o nome da bactéria e os antibióticos eficazes ou não no tratamento;
  • Falso positivo em situações em que há contaminação da urina por outros microrganismos, sangue ou medicamentos;
  • Falso negativo se o indivíduo tiver um pH da urina muito ácido, abaixo de 6, ou estiver tomando algum antibiótico ou diurético.
  • O resultado pode ainda ser duvidoso se o número de colônias estiver inferior a 100.000 e pode haver necessidade de repetir o exame. Um resultado inferior a 10.000 colônias é desprezível.

 

Contudo, é necessário que o médico também avalie outros sinais e sintomas que indicam infecção urinária, para avaliar que tipo de tratamento é necessário, de acordo com cada caso.

 

Na gestação, a urocultura é realizada para o médico obstetra avaliar se a grávida tem ou não uma infecção urinária que se não for corretamente tratada pode provocar o parto antes do tempo.

 

O exame de urocultura não detecta gravidez, apenas se a gestante tem ou não uma infecção urinária, porém existe um exame de urina específico para detectar a gravidez através da quantidade do hormônio hCG na urina.

 

 

Ureia e Creatinina

 

A creatinina e a ureia são substâncias presentes na circulação do ser humano e podem ser dosadas através de um exame de sangue ou de urina.

O exame de ureia e creatinina é indicado para verificar se há alguma disfunção nos rins, principalmente em pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, que tenham mais de 50 anos, histórico de doença renal na família, que usem anti-inflamatórios cronicamente, que tenham anemia, edemas, doenças cardíacas ou infecção urinária frequente, obesos, fumantes e pacientes que se enquadram no grupo de risco para doenças renais.

Os padrões de análise destes exames definem que os níveis normais de creatinina ficam entre 0,6 e 1,3 mg/dL, porém, os níveis variam de pessoa para pessoa, com características como idade, sexo e peso. Em casos de insuficiência renal o nível de creatinina costuma dar elevado. Já em casos de doenças hepáticas, o nível de creatinina costuma ser menor do que o normal.

Com relação à ureia, os valores ficam entre 15 e 45 mg/dL. Valores aumentados de ureia podem indicar insuficiência renal, tumores, traumas e infecções. Já níveis diminuídos podem estar ligados à insuficiência hepática, desnutrição ou doença celíaca.

Proteinúria de 24 horas

O exame de proteinúria de 24 horas é feito coletando urina durante 24 horas. Ele é usado para medir o nível de proteína na urina e nos rins, e depois é comparado com o exame de sangue, dando origem ao exame Clearance de Creatinina.

O exame começa na hora em que se esvazia a bexiga pela primeira vez no dia. Após urinar, anote a hora exata, pois a coleta deve terminar nesta mesma hora do dia seguinte. E toda a urina deve ser guardada no mesmo recipiente.

 

Clearance de Creatinina

O exame de clearance de creatinina é feito para avaliar a função dos rins, que acontece por meio da comparação da concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina presente na amostra de urina de 24 horas do paciente.

 

O resultado informa a quantidade de creatinina que foi tirada do sangue e eliminada na urina, que é feito pelos rins. Alterações nos resultados podem ser indicativos de problemas nos rins.

 

Dessa forma, este exame é pedido quando se tem uma suspeita de doença renal,se a pessoa já possui a doença para avaliar o grau de evolução dela e entender qual o nível de funcionamento dos rins.

 

Para fazer o clearance de creatinina deve-se coletar urina durante 24 horas e fazer um exame de sangue no início ou final desse tempo. Tanto o sangue quanto a urina coletados são enviados ao laboratório para que seja realizada a dosagem de creatinina nos dois materiais.

 

O valor do clearance de creatinina é dado por uma fórmula matemática que considera, além da concentração de creatinina no sangue e na urina, o peso, idade e sexo de cada pessoa.

 

Os valores normais de clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 a 130 mL/min/1,73 m²
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min/1,73 m²
  • Homens: 75 a 115 mL/min/1,73 m²

 

Quando os valores de clearance estão baixos podem indicar problemas renais, como insuficiência renal, cardíacos, como a insuficiência cardíaca, ou até mesmo ser consequência pobre em carnes, como a dieta vegetariana.

 

Já valores elevados do clearance de creatinina acontecem, geralmente, em grávidas, após a prática de atividade física ou mesmo depois de ingerir grandes quantidades de carne.

 

Para saber mais informações sobre doenças renais e urológicas, procure um médico. Cuide da sua saúde, faça os seus exames urológicos no Laboratório Base.

 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]