Notícias

Os perigos do sarampo

Publicado em : 08/08/2018

O sarampo vem alastrando pelo país novamente. Por isso, o seu combate é importantíssimo.

O sarampo vem se alastrando novamente pelo Brasil. Nem parece, que em 2016, o Paísrecebeuo diploma de eliminação do sarampoda Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Pois, em 2018 essa situação mudou drasticamente.

 

O Ministério da Saúde informa que o vírus que está em circulação novamente no País, principalmente nas regiões sudeste e sul e nos Estados do Amazonas e Roraima, muito possivelmente tendo importado da Venezuela.Mais de 1000 casos de sarampo já foram notificados, até o início de agosto. O principal motivo da volta da doença é que muitas crianças não foram vacinadas.

 

O sarampo começa com uma febre, na maioria da vezes, muito alta, acompanhada de dores pelo corpo, sensação de fraqueza e mal-estar. Muitos confundem seus sintomas com os da gripe. Além disso, os olhos podem ficar vermelhos, e a conjuntivite é um sinal que frequentemente está presente. Também aparecem bolinhas brancas na gengiva e na mucosa oral, no cantinho da boca, perto dos dentes molares. Este sinal é fortemente indicativo de sarampo e se chama Sinal de Koplik, em homenagem a quem o descobriu.

 

Depois de uns 2 a 3 dias contaminado, aparecem as bolinhas vermelhas pelo corpo. Quando a doença vai evoluindo, as “bolinhas” crescem. Elas começam no rosto e se espalham pelo corpo.

 

A doença dura em média de 7 a 10 dias e é altamente contagiosa, sendo transmitida por secreções advindas de tosse, espirros e/ou saliva da pessoa contaminada. E o grande problema é que a contaminação pode acontecer alguns dias antes dos sintomas clássicos aparecerem. O período de incubação dura em média de 7 a 14 dias.

 

E o alerta é ainda maior, pois o sarampo é extremamente grave, e pode evoluir para pneumonia, encefalite e causar cegueira. E além disso, não existe um tratamento específico. Quem está com a doença tem que ter orientação médica para receber os medicamentos apropriados para atenuar os sintomas, que são bastante desconfortáveis.

 

Por isso, a prevenção com a vacina é o melhor caminho para acabar com o sarampo. A primeira dose deve ser dada com 1 ano de idade e a segunda com 15 a 18 meses. Estas duas doses tem um efeito protetor bastante eficaz. Quem recebeu as duas doses está eficientemente protegido contra o sarampo.E quem já teve a doença não precisa se vacinar, pois já está imune.

 

O Ministério da Saúde iniciou neste mês de agosto uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A meta do governo é imunizar mais de 11,2 milhões de crianças entre 1 e 5 anos de idade, faixa etária mais suscetível a complicações da doença. Fique atento e cuide da sua saúde e dos seus filhos (as).

 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]