Notícias

A importância do exame de Sífilis

Publicado em : 26/03/2018

A sífilis já é uma doença perigosa se não descoberta e tratada, mas o seu risco pode aumentar na gravidez. Por isso, devem ser feitos exames para descobrir se há ou não infecção.

A sífilis é uma doença provocada pelabactéria chamada treponema pallidum. Ela é transmitida por contato direto com uma pessoa infectada, geralmente por meio de beijo ou sexo.

A sífilis primária caracteriza-se pelo aparecimento de uma úlcera não dolorosa no local infectado dentro de 6 semanas após a exposição. A úlcera é dura, com bordas elevadas e permanece várias semanas.

Cerca de 1 a 3 meses depois surge a sífilis secundária que dissemina essa úlcera pela pele (especialmente nas palmas das mãos e dos pés), causa adenopatias (aumento de tamanho dos gânglios linfáticos) generalizadas, febre, dor de cabeça, mal-estar, e em alguns pacientes aparecem condilomas (semelhantes a verrugas) na região vulvar (vagina), perineal (períneo) e anal (ânus).

Se a sífilis não for submetida a tratamento, passa à fase latente chamada de sífilis terciária, geralmente sem sintomas. Cerca de 1/3 das pessoas que não fazem tratamento, desenvolvem esse nível da doença em que podem surgir complicações graves, neurológicas, cardiovasculares, musculoesqueléticas ou multiorgânicas.

O diagnóstico pode ser feito através de exame microscópico das lesões, ou através de testes sorológicos.

A sífilis já é uma doença perigosa se não descoberta e tratada, mas o seu risco pode aumentar na gravidez. A transmissão para o feto durante a gestação ocorre a partir da 16ª semana, independentemente do estágio em que a infecção se encontra, e o grau dela depende do quanto o sangue da mãe está infectado com a bactéria.

Quando a sífilis na gravidez não é tratada, 40-50% dos recém-nascidos terão sífilis congênita sintomática. Isso quando não ocorre aborto espontâneo. Os recém-nascidos com sífilis congênita podem nascer sem sintomas ou ter os sinais clássicos da síndrome, apesar da maioria dos bebés não apresentarem sinais da doença nos primeiros 10 a 14 dias após o nascimento.

Os principais sintomas da doença em bebês são a úlcera dura que pode progredir para a descamação ou formação de vesículas, obstrução e muco na orofaringe,aumento do tamanho do fígado e baço,aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, inflamação da retina e da coroide, entre outros.

Nos casos de sífilis não tratada durante a gravidez, no final da primeira semana de vida do bebê surge uma erupção maculopapular de coloração acobreada, habitualmente nas palmas das mãos e dos pés, região da fralda e à volta da boca e ânus. Os sinais tardios incluem dentes de hutchinson(incisivos pontiagudos), molares de amoreira, nariz em sela (ponte deprimida), pernas em sabre, alterações no fígado, baço, suprarrenais, ossos e medula óssea.

A sífilis congênita pode ser curada com um tratamento materno rápido e eficaz. Por isso, devem ser feitas sorologiasao longo da gravidez e novamente no parto (e se expostas a companheiro infectado), para que se houver infecção seja tratada com êxito.

O tratamento para a sífilis na gravidez é exclusivamente com penicilina. Portanto, pacientes com sensibilidade ao medicamento requerem teste cutâneo e os pacientes com alergia a penicilina necessitam de dessensibilização.

A reação de Jarisch-Herxheimer (reação ao tratamento da sífilis) ocorre mais frequentemente em pacientes com sífilis precoce/primária nas primeiras 24 horas de tratamento, tendo como características dores de cabeça, dores musculares, e dores nas articulações.

Na gravidez, esta reação pode adiantar o trabalho de parto ou prejudicar o desenvolvimento fetal. As sorologias pós-tratamento (RPR ou VDRL) devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano.

Assim, se está pensando em engravidar, está grávida ou simplesmente foi exposto (a) a uma situação de risco, não deixe de fazer os exames de prevenção. A sífilis tem cura e deve ser tratada o mais rápido possível após a descoberta da doença.Conte com o Laboratório Base para os seus exames, nós garantimos sempre o melhor para a sua saúde!

 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]