Notícias

A importância de realizar exames ginecológicos periodicamente

Publicado em : 28/05/2018

 

 

Os exames ginecológicos são essenciais na vida de uma mulher, pois é através deles que é possível realizar o diagnóstico e fazer a prevenção de várias doenças que atacam o sexo feminino, inclusive o câncer de mama.

Separamos aqui os exames mais populares e importantes da área para você entender melhor sobre cada um. Lembrando que a consulta periódica ao ginecologista geralmente é só uma conversa e alguns exames só precisarão ser feitos se houver indicativo de algum problema.

Ultrassom vaginal e/ou de mamas: o ultrassom vaginal geralmente é feito quando há queixas de cólicas muito fortes ou menstruação irregular. Já o de mamas é realizado quando é detectado algum nódulo ou anormalidade nos seios.

Mamografia: é o exame feito para detectar nódulos nos seios e prevenir o câncer de mama. É recomendado para todas as mulheres acima dos 40 anos.

Colposcopia: com um instrumento que amplia a imagem, este exame permite visualizar com clareza o interior da vagina e o colo do útero. Com ele é possível detectar diversas lesões benignas ou malignas.

Papanicolau: também chamado de Citologia ou Colpocitologia Oncótica, é um exame simples e eficiente. Nele, é feita a coleta de material do colo do útero geralmente com uma “colher de raspagem”, de uma maneira bem rápida e indolor. O teste pode causar certo incômodo, no entanto é pouco.

O Papanicolau é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas, principalmente as que têm entre 25 e 64 anos. Estas devem fazer o exame periodicamente. Mulheres grávidas também podem fazer o exame a não ser que tenham restrições médicas.As doenças que o Papanicolau pode identificar são:

  • Alterações causadas pelo HPV;
  • Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
  • Infecções vaginais;
  • Inflamações vaginais;
  • Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

 

 

O Papanicolau, ou exame preventivo, como também é chamado, é imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e ter assim um tratamento com mais chances de sucesso. Pode também ajudar a prevenir o HPV, contudo, existem exames auxiliares na detecção desta doença.

Para realizar o exame, é importante seguir as seguintes orientações nas 48 horas que o antecedem:

  • É importante que a mulher não esteja em seu período menstrual;
  • Não usar creme e/ou óvulo vaginal;
  • Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
  • Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;
  • Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos;
  • Evitar a prática de esportes muito intensos.

 

O exame Papanicolau pode ser realizado das seguintes formas:

 

  • Observação ou exame externo para detecção de infecções;
  • Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
  • Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.
  • O cotonete é usado quando a mulher ainda é virgem e necessita ou quer fazer o exame, neste caso são usados materiais que preservem seu hímen.

Os resultados ficam prontos geralmente em 14 dias.

O Papanicolau e os demais exames devem ser realizados ao menos uma vez por ano para avaliação da sua saúde de rotina. Porém, se detectar alguma irregularidade no funcionamento do seu corpo, é recomendado ir ao médico e realizar o exame adequado. Para as mulheres acima dos 40 anos, a mamografia também deve ser realizada anualmente.

No Laboratório Base você pode realizar o seu importante exame Papanicolau.  Faça o exame com a gente e cuideda sua saúde.

 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]